sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Indirim, Promoção!!!

Uma coisa que eu aprendi na Turquia foi como barganhar. Não tem para ninguém, até o meu marido se surpreende com a quantidade de desconto que consigo, mesmo com o meu sotaque estrangeiro! No Brasil, sinto que existe uma vergonha em barganhar, em negociar. As pessoas não discutem muito sobre o preço do produto, e ás vezes até desconhecem os seus direitos como consumidor.  Enquanto aqui é um sinal de conhecimento saber o valor do que se quer comprar e fazê-lo em boas condições, eu percebi que ,no Brasil, isso vai mais para o lado da mesquinharia. Minha gente, não só eu sempre consigo um descontinho, mas também acabo saindo da loja mais feliz por sentir que comprei, mas tive uma vantagem. Aqui na Turquia isso é costume, e em muitos locais esperado pelo vendedor. Não pretendo criticar a maneiro que compramos no Brasil, mas se aprendi algo, é que perguntar não mata ninguém, e só não consengue quem não tenta! Pois fica aí a minha dica, sempre pergunte se há desconto para pagamento em dinheiro, ou se a loja esta fazendo alguma promoção, e caso fique sem graça, basta ser discreta e dar um sorriso ao perguntar, ninguém vai se chatear! Boas compras!


Nenhum comentário:

Postar um comentário